Bem Vindo!

Este blog tem como objetivo principal partilhar minhas experiências de vida.

domingo, 27 de janeiro de 2013

DINORAH CARMO, JORNALISTA, CRÍTICA DE ARTE E MEMBRO DA ACADEMIA DE LETRAS DE SAMONTE.


QUERIDA CONTERRÂNEA E AMIGA REJANE:

GOSTEI MUITO DE SEU BLOG QUE, NUMA AMOSTRAGEM, SINTETIZOU AS VÁRIAS COISAS QUE REALIZOU EM CADA ETAPA DE SUA VIDA PROFÍCUA. PELAS FOTOS SELECIONADAS, VEMOS A PEDAGOGA, A ARTISTA PLÁSTICA, A ESCRITORA, SEMPRE TENDO A EDUCAÇÃO E A CULTURA COMO METAS PRIORITÁRIAS EM SEU FAZER INTELECTUAL. E TUDO FEITO COM MUITO ENTUSIASMO E CRIATIVIDADE.

NAS ARTES PLÁSTICAS VOCÊ RESGATOU, COM TALENTO E TÉCNICAS COMPETENTES, A MEMÓRIA HISTÓRICA DE CIDADES MINEIRAS, PRINCIPALMENTE A NOSSA QUERIDA SANTO ANTÔNIO DO MONTE, COM SEUS CASARÕES, IGREJAS, RUAS E PRAÇAS BELAMENTE ANTIGAS! A MAIORIA DESSE PATRIMÔNIO HISTÓRICO JÁ DESTRUÍDO  TEVE, PELO MENOS, A PERPETUAÇÃO DO QUE FOI, ATRAVÉS DE SEUS PINCÉIS COLORIDOS, A EXEMPLO DE O CASARÃO DE ALAYDE E VICTOR TAMBASCO; A PRAÇA MONSENHOR OTAVIANO JOSE DE ARAÚJO,O PADRINHO VIGÁRIO, EM ESTILO DOS JARDINS FRANCESES; O CORETO TODO BRANCO, ESTILO ROCOCÓ PERTENCENTE AO JARDIM/PARQUE BEM ANTIGO QUE A CIDADE POSSUIU ATÉ 1949; OS CASARÕES DA FAMÍLIA CARMO (ONDE NASCI) E DE DONA SINHÁ  BERNARDES E A CASA/CHÁCARA DO PADRINHO VIGÁRIO, ESTA SIM, PRESERVADA ATÉ HOJE!

E QUE DIZER DO INTERIOR RICO E BELO DE NOSSA ANTIGA IGREJA MATRIZ QUE ERA DE UM BARROCO BEM SIMPLES NAS FACHADAS EXTERNAS, MAS COM UM ALTAR-MOR TODO EM OURO, QUE VOCÊ IMORTALIZOU EM SUA PINTURA? FECHO MEUS OLHOS E NA RETINA SAUDOSA VEJO LÁ NAS ALTURAS A IMAGEM DO PADROEIRO SANTO ANTÔNIO, DE QUASE DOIS METROS, TRAZIDA DA ITÁLIA PELO PADRE ANTÔNIO CERBELLA, ABENÇOANDO TODOS OS SEUS DEVOTOS...

MUITO OBRIGADA, REJANE, POR TER DEFENDIDO A MEMÓRIA HISTÓRICA DE NOSSA TERRA, HOMENAGEADA E ETERNIZADA EM SUA LINDA PINTURA.

ABRAÇO AMIGO DA DINORAH CARMO, JORNALISTA, CRÍTICA DE ARTE E MEMBRO DA ACADEMIA DE LETRAS DE SAMONTE, CUJA PATRONA É A PROFESSORA, POETA E ARTISTA (DESENHISTA E PIANISTA) MARIA CÂNDIDA DO CARMO DE OLIVEIRA

Galeria de Fotos

Albertina, Mirtô e Rejane.

Exposição em Brasília --1961
Magalhães Pinto, Rejane e o Ministro das Comunicações.

Nova York- Novembro de 1986

Time de Voley do G.E. Waldomiro M. Pinto - 1961
Diretora Rejane de Oliveira 
Convite para Exposição "Minas Colonial " Saguão de Arte do Ministério das Comunicações - Brasília 

sábado, 19 de janeiro de 2013

Livros Publicados

LIVROS, VIDEO, CDs 


2a EDIÇÃO  1999


3a EDIÇÃO  2012  by YALE UNIVERSITY








Tela

Praça da Matriz ao fundo  chalé da família de Magalhães Pinto 

Brilho e Criatividade

Exposição  na cidade de Uberaba.










Márcio Sampaio fala sobre a obra de Rejane


"Uma contribuição pessoal para enriquecimento do acervo iconográfico sobre Minas Gerais."

Márcio Sampaio 

Guinard, o gênio incomparável na sua pureza e originalidade, soube captar, como ninguém, o espírito das cidades de Minas, cheias de ingenuidade e poesia. Em seu caminho, muitos outros artistas tem trabalhado, cada um dando sua contribuição pessoal para enriquecimento do acervo iconográfico sobre Minas Gerais.

Neste caminho viaja REJANE, pintora mineira. Seu trabalho demonstra talento e uma grande vontade de progresso. Evocando a arquitetura colonial, ela a transfigura, fixando seu lado poético, e documentando aspectos quase sempre desconhecidos dessas paisagens. Outras vezes, ela resolve a memória trazendo de sua infância imagens dessas paisagens que o progresso e a incompreensão dos homens trataram de desfigurar e mesmo consumir. 

Vejo uma grande importância na pintura de Rejane, que faz reviver em seus quadros essas imagens que nos são tão mais caras quanto mais perdidas no tempo e no espaço. 

Telas

Altar  mor da antiga Igreja Matriz de Santo Antônio do Monte - Tela adquirida por Dr. Magalhães Pinto.

Rejane de Oliveira Slade e algunas telas. 

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Rejane e John Slade.

Rejane e seu  esposo John Slade

Exposição em Santo Antônio do Monte


Juscelino Kubistcheck olhando o quadro de Diamantina

Dentro das festividades do centenário da cidade de Santo Antônio do Monte, aconteceu a Exposição de Artes no Salão Nobre da Prefeitura.



Magalhães Pinto olhando a tela CHALÉ onde ele nasceu



Antigo Coreto 



Telas


 Tecnica mista


 Convite para exposição em N. York - 1990


Foto da tela de Rejane de Oliveira Slade


Convite das festividades comemorativas do aniversario de 109 anos de S. A. do Monte


Biografia

Rejane de Oliveira Slade,nasceu em Santo Antônio do Monte,Minas Gerais, Brasil. 
É Pedadoga, Artista e Autora de livros. 


Desde cedo demonstrou sua liderança, participando de eventos sociais, políticos e artísticos. Estudou no Colégio Nossa Senhora de Oliveira, na cidade de Oliveira - MG no ano de 1957. Trabalhou como professora na Escola Nossa Senhora de Fátima e como diretora da Escola  Waldomiro de Magalhães Pinto. Junto com Norma Gontijo e outros criou o Jornal, O  Farol. Participou também de montagem de peças teatrais,atividades esportivas e na organização de  eventos beneficentes.  

Arte   


No Brasil 


O gosto pela arte já estava presente desde seu tempo de escola. Sempre gostou de desenhar. Seu despertar artístico  teve início em 1970,  um dom que procurou aperfeiçoar através de cursos de desenho e pintura na Escola Guingard, e na Universidade Federal de Minas Gerais em Belo Horizonte.
Sua primeira exposição artistica foi em 1974 em Uberaba. 

Realizou diversas exposições contando com a presença de autoridades, dentre elas  nosso presidente Juscelino kubitschek, em Santo Antônio do Monte, Magalhães Pinto, Renato Azeredo e Bueno de Rivera e outros.


Nos Estados Unidos 

Foi para Nova Yorque no ano de 1985, nesse  tempo completou seus estudos em arte,estudou  ingles na Universidade de Nova Yorque.

Em 1987 casou-se com John Slade.



Arte  - Pintora com exposições no Brasil, Estados Unidos e Europa.


Foi membro  da Camara de Comércio Brasil - Estados Unidos em Nova York  de 1994 a 2000.


Publicação de Livros 


Surgiu a oportunidade de ensinar português para estrangeiros, divulgando a cultura brasileira, enfatizando os pontos positivos muitas vezes desconhecidos no estrangeiro. Com a experiência adquirida no ensino de português, Rejane decidiu escrever o livro para ajudar os professores e os estudantes porque não havia muita opção de material. 
Fundou uma companhia para imprimir, divulgar e vender os livros, videos e CDs.

O conjunto de Português Básico para Estrangeiros é usado nas universidades, escolas particulares e companhias nos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Áustria, Rússia, Japão e outros.

Foi professora de português na Columbia University, New York University, SUNY (State University of NY), New School for Social Research. Tambem foi professora particular em diversas companhias como Citi Bank, Chase Bank, Swiss Bank, JP Morgan Bank, American Express, Time Magazine, Forbes Magazine, Discovery Channel e outros.


Trajetória de Rejane Slade

Biografia

Rejane de Oliveira Slade,nasceu em Santo Antônio do Monte,Minas Gerais, Brasil.
É Pedadoga, Artista e Autora de livros.


Desde cedo demonstrou sua liderança, participando de eventos sociais, políticos e artísticos. Estudou no Colégio Nossa Senhora de Oliveira, na cidade de Oliveira - MG no ano de 1957. Trabalhou como professora na Escola Nossa Senhora de Fátima e como diretora da Escola Waldomiro de Magalhães Pinto. Junto com Norma Gontijo e outros criou o Jornal, O Farol. Participou também de montagem de peças teatrais,atividades esportivas e na organização de eventos beneficentes.

Arte
No Brasil


O gosto pela arte já estava presente desde seu tempo de escola. Sempre gostou de desenhar. Seu despertar artístico teve início em 1970, um dom que procurou aperfeiçoar através de cursos de desenho e pintura na Escola Guingard, e na Universidade Federal de Minas Gerais em Belo Horizonte.
Sua primeira exposição artistica foi em 1974 em Uberaba.

Realizou diversas exposições contando com a presença de autoridades, dentre elas nosso presidente Juscelino kubitschek, em Santo Antônio do Monte, Magalhães Pinto, Renato Azeredo e Bueno de Rivera e outros.


Nos Estados Unidos

Foi para Nova Yorque no ano de 1985, nesse tempo completou seus estudos em arte,estudou ingles na Universidade de Nova Yorque.

Em 1987 casou-se com John Slade.

Arte - Pintora com exposições no Brasil, Estados Unidos e Europa.

Foi membro da Camara de Comércio Brasil - Estados Unidos em Nova York de 1994 a 2000.


Publicação de Livros

Surgiu a oportunidade de ensinar português para estrangeiros, divulgando a cultura brasileira, enfatizando os pontos positivos muitas vezes desconhecidos no estrangeiro. Com a experiência adquirida no ensino de português, Rejane decidiu escrever o livro para ajudar os professores e os estudantes porque não havia muita opção de material.
Fundou uma companhia para imprimir, divulgar e vender os livros, videos e CDs.

O conjunto de Português Básico para Estrangeiros é usado nas universidades, escolas particulares e companhias nos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Áustria, Rússia, Japão e outros.

Foi professora de português na Columbia University, New York University, SUNY (State University of NY), New School for Social Research. Tambem foi professora particular em diversas companhias como Citi Bank, Chase Bank, Swiss Bank, JP Morgan Bank, American Express, Time Magazine, Forbes Magazine, Discovery Channel e outros.